terça-feira, 31 de maio de 2011

GERAÇÕES TECNOLÓGICAS

Há cinco gerações que demonstram um padrão de comportamento similar. De qualquer parte do mundo,um grande desafio para cada empresa.Não se trata da tecnologia,das mudanças,dos clientes,dos chefes e colegas.Se trata de um problema de diferenças de valores,ambições e pontos de vistas.É em geral um problema de gerações em conflito.A culpa vem exatamente da demografia,onde há tantas gerações diferentes a trabalhar juntas,com grandes dificuldades de relacionamento e de trabalhar lado a lado.Mais horizontais e compactados,  eles diferenciam-se por  terem gostos, atitudes, experiência, memórias e idades diferenciadas. Elas cobrem um período de quase 80 anos. Baby Boomer é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional - Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom, ou explosão populacional estamos nos referindo.
  Em geral, a atual definição de Baby Boomers, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, já que durante a guerra houve uma explosão populacional.
  Normalmente são as pessoas nascidas no final da década de 1940. Acadêmicos justificam o fato, explicando que o ser humano tem uma característica de aumentar a reprodução quando se sente ameaçado ou em perigo por determinados períodos, que foi o caso da Segunda Grande Guerra. Na prática, no entanto, se consideram como Baby Boomers os nascidos entre 1946 e 1964, separados em duas gerações:
a) Primeiros Boomers (1946 a 1954)ppppppppppppppppppppp
b) Boomers posteriores (1955 a 1964)
Baby Boomers – São os indivíduos nascidos entre 1943 e 1460,ou seja,todos aqueles que nasceram na era do progresso,das oportunidades e do otimismo.São pessoas egocêntricas,raramente são problemas no local de trabalho.Acreditam que não há nada que não possam resolver em qualquer dificuldade,muito pelo contrário.É apenas uma oportunidade para exaltar sua mente.Para eles os negócios são um desafio e o competidor é o seu maior inimigo.A ética tem mais haver com a vida pessoal do que com a profissional.São pessoas comprometidas com a participação e a manutenção de um bom ambiente no local de trabalho.Os boomers cresceram com o objetivo de provarem a si próprios as suas capacidades,tiveram perdas e ganhos no seu trabalho e por isso colocam sua carreira a frente de tudo,inclusive da família e estão sempre aptos em qualquer tipo de organização,desde a não lucrativas ou as grandes multi-nacionais.Algumas características dos Bommers são:Possui renda mais consolidada,
tem um padrão de vida mais estável,sofre pouca influência da marca no momento da compra,apresenta maior preferência por produtos de alta qualidade,prefere qualidade a quantidade,experiências passadas servem de exemplo para consumo futuro,não se influencia facilmente por outras pessoas,não vê o preço como obstáculo para perseguir um desejo,é firme e maduro nas decisões.
Portanto,as personalidades que se enquadram nessa geração é a jovem guarda(Roberto Carlos,Vanderléia,Erasmo Carlos,etc.).

Geração X – São os nascidos entre 1960 e 1980.Até há pouco tempo não existia ninguém conhecido nesta geração.Eles cresceram na sombra dos Boomers,não tiveram grandes desafios,apenas sobreviveram aos choques econômicos dos anos 70 e 80.Eles são uma geração profundamente fragmentada,reverentes  em relações dos valores,visão e ao estilo de vestir dos anos 50.(os blusões e óculos escuros a noite).São os mestres das mudanças e setem-se confortáveis não importa se á de cidade,casas e até mesmo país  durante a sua vida.
São claros, trabalho é trabalho.Trabalham para viver e não vivem para trabalhar.Tiveram um grande aprendizado que emprego não é uma garantia de sobrevivência.São altamente qualificados,pois dominam a tecnologia e adaptam-se facilmente à várias funções,trabalham em grupo ou individualmente. Entre as principais características dos indivíduos da geração X, encontramos: Busca da Individualidade sem a perda da convivência em grupo,maturidade e escolha de produtos de qualidade,ruptura com as gerações anteriores,maior valor a indivíduos do sexo oposto,busca por seus direitos,respeito à família menor que o de outras gerações,procura de liberdade.
O X é positivo quanto ao futuro. Personalidades que se enquadram nessa geração são Cazuza e Renato Russo.

Geração Y – Ao contrário do que muitos pensam,a geração Y não é uma legião de adolescentes.É apenas a geração nascida entre os anos 1980 e 2000.São filhos da geração X e neto dos Boomers.Por ser uma geração relativamente nova,não tem um conceito claro das suas características,a não ser pelo fato que já nasceram em uma grande evolução tecnológica,como a internet,e-mails,redes de relacionamentos e recursos digitais,tendo como mobilidade as comunicações a característica associada ao consumo da geração Y.O que há em comum,são os novos hábitos voltados a comunicação e a informática.São considerados a mudança do milênio,definição criada por uma revolta norte-americana chamada Adversiting Age em 1993.Entre as suas principais características dessa geração estão sempre conectados,preferem e-mail á cartas,preferem computador a livros,digitam ao invés de escrever e são multitarefa(fazem diversas coisas ao mesmo tempo) compartilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos, estão sempre em busca de novas tecnologias, não são fieis a marcas.Personalidades que se enquadram nessa geração:Jota Quest e Mamonas Assassinas.

Geração Z – Uma nova denominação vem sendo utilizada.Para uma geração cada vez mais presente e atuante no mercado.Ao contrário do que se pensa,é uma geração de indivíduos preocupados com a comunicação entre si. A letra Z indica uma geração de indivíduos preocupados, cada vez mais com a conectividade com os demais indivíduos de forma permanente.pppppppppppppppppppppppppppppp pppppppppppppppppppppppppppppppppppppp
A noção de grupo passa a ser virtual.Cada indivíduo passa a ter o seu próprio celular,vídeo-game,TV e o seu equipamento de som,onde muda relativamente o comportamento e o relacionamento social.Ao final do século XX,a televisão ocupa um lugar central na sala e na geração Z tem como predominância os equipamentos portáteis.Os indivíduos nascidos nessa geração são datados ao final do século XX entre 1990 e 2009.Os indivíduos da geração Z trazem traços de comportamento das gerações anteriores aliado a uma forte responsabilidade social com o meio ambiente e sustentabilidade do planeta.Tem grande semelhança com a geração Y.Uma característica forte seria o uso dos dispositivos eletrônicos.Personalidades que se enquadram nessa geração:Luan Santana e Restart.

Geração M – Uma geração entre 8 e 10 anos de idade é chamada também de geração “Mídia”.geração paz e amor,geração Xuxa ou até mesmo geração “saúde”.Um grupo de jovens que possuem novas formas de consumo,em se comunicar em geral.Geração esta que desperta a atenção da sociedade,por seus novos hábitos e pelo choque cultural que suas novidades causavam.São adeptos a novidades,pois a tecnologia e a internet para os jovens dos dias de hoje o geração M tem o seu dia-a-dia saturados por mídias e por vários aparelhos tecnológicos.É uma geração multimeios,ou seja,utiliza vários meios ao mesmo tempo.Antes as crianças utilizavam internet para estudar ou participar de salas de bate papo,atualmente há outras funções que são utilizadas,como por exemplo,jogar,entretenimento,socializar e namorar,ao mesmo tempo que consome outros meios de comunicação. A Geração M, além de plugada é multi-task. Esses jovens abrem seu browser em diversas janelas ao mesmo tempo, conversam com várias pessoas on-line através de uma ferramenta de messenger, enquanto ouvem música num MP3 player, assistem à TV (muitas vezes no computador), tudo isso com o celular ao lado (que por sua vez representa uma porta de entrada para a Internet), enquanto tentam estudar, ou trabalhar.Podemos observar que a grande maioria das novidades abraçadas pelos jovens permanecem em nossa sociedade e se espalharam por pessoas de todas as idades até os dias de hoje.Personalidades que se enquadram nessa geração é semelhante as da geração Z(Maísa e Priscila).Crianças apresentadores de programas do SBT.
  Concluímos em resumo que falar das gerações tecnológicas levamos em conta, os conflitos das gerações, seja no mercado de trabalho ou na vida social. As gerações estão mudando cada vez mais rápido, mas trazendo para a realidade podemos perceber que também não representa todo mundo. Teríamos que adicionar a geração BB,X,Y,Z e M para compreender melhor uma grande quantidade de pessoas,pois cada uma possui características de gerações diferentes.A denominação das gerações está muito ligada a tecnologia,onde cada um possui características de gerações está muito ligada a tecnologia,onde cada uma possa por fases e trocam experiências entre si,gerando novas gerações.
  Uma geração que está em alta no momento é a Y,por possuir características voltadas a comunicação e a informática,tendo como grande importância a evolução tecnológica e o crescimento profissional,como pontos positivos meios mais rápidos de comunicação,relacionamentos social e os avanços tecnológicos.E como pontos negativos,choque das gerações,exposição na rede de relacionamento e precocidade do uso do computador,que cada vez mais distanciam as crianças de sua inocência e introduzem-na em um mundo totalmente cheio de novidades adultas.  O mundo está cada vez mais moderno e as ofertas de trabalho cada vez mais acirradas e bem seletivas,então quanto mais sabedoria sobre as novas tecnologias e sabê-las manusear,mais oportunidades o indivíduo irá ter no mercado de trabalho.Saber relacionar-se e está sempre atento as novidades e avanços tecnológicos é muito bom para o crescimento tanto no mercado,quanto para sua sabedoria.Porém é necessário tomar cuidado com certos tipos de relações sociais.Se expor é realmente um risco tanto para sua imagem,quanto para a imagem da empresa,então deve saber usar essa tecnologia sempre da melhor maneira,para evitar possíveis riscos futuros de nossa imagem.Um cuidado também para o que se é postado em redes,sites,blogs,pois muitas informações podem parecer plágios,caso não seja colocado a fonte ou então quando não se é dita a autoria de tal postagem.Seria importante que cada um tomasse certos tipos de cuidado e não se arriscar na rede,pois todos podem ver e ser vistos.A melhor maneira para evitar esse tipo de risco,seria prestar atenção total ao que se posta,ao que se escreve em rede.

  Referências:
Por Ron Zenke,Claire  Raines e Bob Filipczak
   Por rafael Anduck
   ANDAKU, R. Adolescentes e a escolha da carreira profissional: um olhar sob a perspectiva do consumo  e das novas tecnologias de comunicação. Dissertação/Mestrado em Administração, Universidade Federal do Espírito Santo, 2006.

  • Trabalho orientado pelo professor: Reginaldo Brito, disciplina - Informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário